ANA

LINNEMANN

Ana Linnemann
Rio de Janeiro, RJ, 1958

É formada em Design pela PUC-RJ e recebeu o mestrado em Escultura pelo Pratt Institute, em Nova York, onde residiu até 2006. Entre seus projetos mais recentes está Cartoon, um longo sistema de prateleiras articuladas que se organiza como uma grande escultura que abriga outras esculturas. Cartoon foi exibido pela primeira vez em 2011, na Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro e em seguida na mostra Transobjetos, na Galeria Referência, Brasília. Em 2012 uma segunda versão, Cartoon parte 2, foi mostrada no Centro Cultural Maria Antônia, São Paulo. Também recente é a série Os Invisíveis, onde objetos banais, motorizados, desempenham ações discretas em curtos intervalos de tempo, como por exemplo a laranja que, numa fruteira, dá um pequeno pulo, ou a garrafa de Coca-cola que desliza rapidamente sobre os livros de uma estante para retornar em seguida ao seu lugar. Este projeto foi mostrado na seção Art Projects/Art Basel Miami Beach (Miami, 2008), Oslo Kunstforening (Oslo, 2007), Museu Imperial de Petrópolis (Rio de Janeiro, 2007), Galeria Nara Roesler (São Paulo, 2007), Long Island University (Nova York, 2005). Já em O Mundo como uma Laranja, um grande número de objetos familiares (pregos, baldes, relógios, xícaras, etc.) são tratados como frutas ou legumes numa bancada de cozinha: descascados, fatiados, divididos e picados. Foi exposto, entre outros locais, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 2007), Rockland Center for the Arts (Nyack, 2006), Galeria Mercedes Viegas (Rio de Janeiro, 2005), Sculpture Center (Nova York, 2004) e no Gabinete de Arte Raquel Arnaud (São Paulo, 2003). Em 2007 mostrou, no foyer do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro a instalação Bead Beat (Contas & Quiques), na qual uma orquestra de cordões de pérolas comandada digitalmente “tocava” contra as vidraças do prédio. Anterior é a série Pedras Bordadas/Espaços Vestidos (El Museo del Barrio, Nova York, 2001; MALBA, Argentina, 2002; Paço Imperial, Rio de Janeiro, 2001; Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, 2000, entre outros.

Em 2004, recebeu as bolsas Vitae (São Paulo) e Pollock-Krasner (Nova York). Em 2011, recebeu um dos prêmios Pró-Artes Visuais da Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, para a produção do livro Ana Linnemann Ultra Normal. Concluiu em 2011 o doutorado em Linguagens Visuais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Expos Individuais

2015
Sem título (azuis e vermelhos) – Museu da Chácara do Céu, Rio de Janeiro – RJ

2012
Cartoon, parte 2 – Centro Cultural Maria Antônia, São Paulo, SP

2011
Cartoon – Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro, RJ

Os Invisiveis (9) – Armazém Fidalgo, Rio de Janeiro, RJ

2008
Os Invisíveis – Galeria Nara Roesler, São Paulo, SP

2007
Bead Beat (Contas & Quiques) – MAM, Rio de Janeiro, RJ



2005
O Mundo como uma Laranja – Mercedes Viegas Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, RJ

2004
The World as an Orange – The Sculpture Center, In Practice Projects, New York, NY, USA

O Mundo Como uma Laranja – Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, SP

2001
Pedras Bordadas/Espaços Vestidos – Paço Imperial, Rio de Janeiro, RJ

BeadBeat (Stroke) – White Box, New York, USA

2000
Pedras Bordadas/Espaços Vestidos – Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, SP

1994
Galeria Sérgio Porto, Rio de Janeiro, RJ



1992
Soyun Yi Gallery, New York, USA

1991
Galeria Paulo Figueiredo, São Paulo, SP

1989
Centro Cultural São Paulo, São Paulo, SP

1987
Galeria Sérgio Milliet, Rio de Janeiro, RJ

Galeria Candido Mendes, Rio de Janeiro, RJ

Expos Coletivas

2015
Encruzilhada – curadoria Bernardo Mosqueira, EAV Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ

2014
Cor, luz e movimento (parte da edição especial do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas) – Museu Histórico Nacional, RJ

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, MAR – Museu de Arte do Rio, RJ

Tatu – futebol, adversidade e cultura da caatinga, MAR – Museu de Arte do Rio, RJ

2012
O espelho Refletido – Centro Cultural Helio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ

Em torno da escultura – Galeria Anita Schawrtz, Rio de Janeiro, RJ

Primeira – Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, RJ

2011
Poéticas Expositivas – Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ

Transobjetos – Galeria Referencia, Brasília, DF

Em Torno da Escultura – Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, RJ

2009
Zul – Atelier da Imagem/Galeria Artur Fidalgo, Rio de Janeiro, RJ

2008
Art Projects – Art Basel Miami Beach, Lummus Park, Miami, USA

Multiple Choices: All of the Above – Oslo Kunstforening, Oslo, Noruega

A Poética da Percepção – MAM, Rio de Janeiro, RJ

A Leveza e a Aspereza da Linha – Galeria Nara Roesler, São Paulo, SP

2007
O Museu como Lugar – Museu Imperial de Petrópolis, Petrópolis, RJ

A Poética da Percepção – Espaço Vivo Cultural, São Paulo, SP

Eu /Desejo O Quarto, Rio de Janeiro, Brasil 2006
Arquivo Geral – Centro Helio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ

Evolving Identities – Rockland Center for the Arts, Nyack, NY, USA

Multiplos – Galeria Arte 21, Rio de Janeiro, RJ

2005
Six Outdoor Projects at LIU Long Island University, Booklyn Campus, New York, NY, USA



2004
Arquivo Geral – Espaço Tom Jobim, Rio de Janeiro, RJ

Arte contemporânea: uma história em aberto – Galpão Nave 5, São Paulo, SP / New York, NY, USA

30 Artistas – Mercedes Viegas Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, RJ

2002
The Tread Unraveled/O Fio da Trama – MALBA/Museo de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Argentina

12 esculturas – Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, SP 2001
The Tread Unraveled/O Fio da Trama – El Museo del Barrio, New York, NY, USA

Subtle The Work Space, New York, NY, USA

Sculpture Flipside, Brooklyn, NY, USA

Ana Linnemann, Elizabeth Simonson K Frederickson Contemporary Art – Emerald City The Islip Art Museum, Islip, NY, USA

1999
Four Latin American Artists from New York – Okaloosa-Walton Arts Center, Florida, USA

1998
Unltd D.U.M.B.O Arts Center, Brooklyn, NY, USA

O Beijo – Paço Imperial, Rio de Janeiro, RJ

1997
Suspended Instants – The Sculpture Center, New York, NY, USA

Suture The Rotunda Gallery, Brooklyn, NY, USA

New York Art Exchange Annie Herron, Productions, New York, NY, USA

1996
Site Specifics at the Carriage House, guest artist – Islip Art Museum, Islip, NY, USA

X-Sightings Anderson Gallery, Buffalo, NY, USA

1995
Internal.External – Foster Goldstrom Gallery, New York, NY, USA

Between This and That – Eight Floor Gallery, New York, NY, USA



1994
Erptcponise Information Gallery, New York, NY, USA

III Forum of Visual Arts – Museum of Art of Brasilia, Brasília, DF

1993
ABC Sidney Mishkin Gallery-Baruch College, New York, NY, USA

Sense of Time PS 122 Gallery, New York, NY, USA

1992
1 + n = 1 Tribeca 148 Gallery, New York, NY, USA

Personals participation in artists’ book, La Cappellaine Gallery, New York, NY, USA

1991
XI AIM Exhibition The Bronx Museum of the Arts, Bronx, New York, NY, USA

1990
Ten Artists Galeria Paulo Figueiredo, São Paulo, SP

1989
A Ordem Desconstruída, 110 Contemporary Art, Rio de Janeiro, RJ

1987
Nova Escultura – Petite Galerie, Rio de Janeiro, RJ

Dez Anos da Coleção – Galeria Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ

1986
Connections Project/Conexux, included in the 150 Artists’ Book, MOCHA, New York, NY, USA

A Conquista do Espaço – Rio Design Center, Rio de Janeiro, RJ

Prêmios e Bolsas

2013
Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio

2011
Edital Pró-Artes Visuais, Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, prêmio para publicação

2008
Art Projects, Miami Basel Art Fair, Miami, USA

CNPQ/Ministério da Education, Brasil



2007
Triangle Artist’s Association New York, NY

2004
Fundação Pollock-Krasner New York, NY

2004
Fundação Vitae São Paulo, Brasil



1996
Islip Art Museum Islip, NY

1989
CAPES/Ministry of Education Rio de Janeiro, Brasil

1987
Fundação Nacional de Artes Plásticas/FUNARTE Rio de Janeiro, Brasil

Coleções

PARTICULARES
Márcia e Luiz Chrysostomo
Ana Eliza e Paulo Setúbal
Susana e Ricardo Steinbruch
Rose e Alfredo Setúbal



INSTITUCIONAIS
Gilberto Chateaubriand / MAM – RJ
MAR – Museu de Arte do Rio



Publicações

PERIÓDICOS
New York Times, 20.03.06 Brazil, with the Clichés Erased Benjamin Genocchio

O Globo, 14.07.05 Mundo cotidiano em novas identidades Suzana Velasco

Isto é, 13.08.03 O Mundo como uma Laranja Ivan Cláudio

Folha de São Paulo, Os Dez Mais, 13.08.03 O Mundo como uma Laranja Ivan Cláudio

Art Nexus, #44, year 2002, The Thread Unraveled, Charmaine Picard

El Clarin, 06.05.2002 Un entretenido desfile de estímulos a los sentidos y la imaginación Sibila Campos

The New York Times, 14.12.01 Contemporary Brazil in Fabric and Thread Ken Johnson

The New York Times, 23.11.01 Subtle Ken Johnson

O Globo, 23.09.01 Mostras sobrevivem à avalanche contemporánea Wilson Coutinho

The New Yorker, 16.07.01 Six Feet Under

O Estado de São Paulo, 23.08.00 Artista faz as pedras sussurrarem Maria Hirszman

O Globo, 14.07.98 Beijos contemporâneos produzidos em madeira, vidro, cera e bolas de gude R. Oliveira

The New York Times, 28.11.97 Rewards in Galleries Uptown Roberta Smith

The Village Voice, 18.12.97 Voice Choices Kim Levin

Time Out 20.02.97 Suture Sarah Schmerler

Review Art, o1.02.97 Suture Jennifer Dalton



Newsday, 26.01.97 Embroidering on a Theme Tina Morales

The Star Ledger, 02.02.97 Common Threads Ellen Lubell

Newsday, 01.06.96 Works with Quirks Carey Lovelace

Art Nexus, #55, year 1993, Contemporary Art from Argentia, Brazil and Colombia Monica Amor

The Village Voice, 09.06.92 Voice Choices Kim Levin

O Estado de São Paulo, 05.09.91 Seis perguntas sobre a arte Brenda Fukuta

O Jornal do Brasil, 30.01.89 O Colapso como tema Reinaldo Roels

O Estado de São Paulo, 05.09.91 Seis perguntas sobre a arte Brenda Fukuta

O Jornal do Brasil, 25.08.89 Todos unidos pela desordem Carla Lencastre

O Globo, 05.08.88 O verão visual do Rio Lígia Canongia

O Jornal do Brasil, 03.08.88 Rio de Janeiro: Bienal de Escultura Alexandre Martins

Guia das Artes Plásticas, 05.01.88 Ana Linnemann Alberto Tassinari

O Jornal do Brasil, 21.12.87 A escultura privilegiada Reinaldo Roels

O Jornal do Brasil, 20.07.84 Cico mostras: encontro do Rio com o vanguardismo Frederico de Moraes

O Jornal do Brasil, 12.07.84 Ambíguas objetividades Wilson Coutinho



CATÁLOGOS
Ana Linnemann, Galeria Laura alvim, 2011

Poéticas Expositivas, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 2011

Evolving Identities, Carole Perry, Claudia Calirman, Rockland Center for the Arts, 2006

Six Outdoor Projects at LIU 2005 Matt Friedman, Long Island University, 2005

O Mundo como uma Laranja Susan Cross, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 2003

The Thread Unraveled Fátima Bercht and Tadeu Chiarelli, El Museo del Barrio, 2001

Escultura costura Paulo Venancio, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, 2000

Suspended Instants Nancy Princenthal, Fernando Cochiarelli, Holly Bloch, Art in General, 1997

Site-specific at the Carriage House Karen Shaw, Islip Museum, 2003

The Thread Unraveled Fátima Bercht and Tadeu Chiarelli, El Museo del Barrio, 2001

Internal. External Richard Martin, Foster Goldstrom Gallery, 1995

erptcponies (perceptions) Melanie Marino Information Gallery, 1994

ABC Berta Sichel, Sidney Mishkin Gallery/Baruch College, 1993

Artists in the Marketplace Betty Wilde, The Bronx Museum for the Arts, 1991

Order Desconstructed Ligia Canongia, 110 Arte Contemporânea, 1989

Edges of No Thing Rodrigo Naves, Sergio Milliet Gallery/FUNARTE, 1987